Como dividir o computador

Para alguns, o computador, assim como o celular, é um item de uso único, pessoal e intransferível, assim como uma escova de dente. Cada um tem o seu, com seus programas, documentos, fundos de tela e músicas.

Em casa temos um computador e um notebook, e ambos usamos os dois, o computador para coisas mais trabalhosas ou que exigem mais concentração, e o notebook fica na sala, para ver uma coisinha ou outra em frente à TV.

Posso usar o note?
Não, eu estou usando!
Mas você não está vendo TV?
E usando o computador.

Dividir o computador nunca foi uma questão muito fácil para a gente, mais por um reflexo da nossa personalidade. Eu sou obsessivo, gosto do desktop quase sem nenhum ícone, um fundo de tela escuro e com poucos detalhes, e meus documentos cuidadosamente separados em suas respectivas pastas, organizadas por ano. Esposa salva tudo no desktop porque é mais prático, mas tem algumas coisas no “meus documentos” e algumas outras em algum lugar do HD.

No começo, criamos dois perfis de usuário para o computador, e não tinha problema. Cada um usava o seu e pronto. Mas como o nosso computador é um pouco lento, mudar de um perfil para o outro era uma tortura. Tinha também a questão de downloads. Muitas vezes eu só queria jogar algo rapidinho enquanto ela deixava baixando determinado item, mas ao mudar de um perfil para o outro, o download parava.

Resolvi abrir mão da frescura e usar só o perfil dela. Isso facilitou um bocado a nossa vida, mas gerou outro problema: logins salvos no computador. Ela e eu somos muito preguiçosos de ficar digitando a senha todo dia, então deixamos tudo já salvo. Mas toda vez que o ela usava, saía de todos os meus perfis, e vice-versa.

Resolvemos isso muito bem por um tempo usando dois navegadores diferentes. Ela o Firefox, e eu o Google Chrome. Mas, atualização após atualização, o Firefox foi se tornando insuportavelmente lento.

Você queria usar? Já desliguei…

A solução foi um recurso do Chrome que é uma coisa linda: perfis. É possível criar mais de um perfil no navegador, que funcionam exatamente como deveriam. No perfil dela, os logins, favoritos, histórico e dados são todos dela. No meu, a mesma coisa.

Achei uma materia no Tecmundo que explica como criar perfis diferentes.

Até o momento, esse modo tem dado muito certo lá em casa. Eu só preciso aprender a lidar com toda a bagunça arte contemporânea caótica no desktop. 🙂

E vocês, conseguem dividir o computador numa boa?


Fotos por andrewr e cogdogblog.

Leave a comment

1 Comment

  1. duas coisas que eu JAMÉ dividirei:

    computador e sapato.

    o resto eu nem tenho escolha, meu marido adora roubar aquela roupa (especialmente se for nova e eu nem tiver usado ainda) cara que acabei de colocar na minha parte do armário.

    meu computador é o único espaço privado só meu e realmente meu desta casa.

    o dele, nem tanto, as vezes uso quando está mais perto.

    já o ipad comprado em conjunto virou exclusivamente dele, mas não me importo.

    mas essa coisa de logins de facebooks e email abertos já deu muita discussão aqui em casa.

    privacidade é uma coisa a se combinar muito bem quando se é um casal.

    acho que é o maior limite de duas pessoas que dividem tudo na vida. questão séria

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *