Como dividir as finanças do casal: caixinha de contas

Nós mudamos de casa, e ainda estamos desempacotando caixas, consertando tomadas e limpando tinta. Enquanto isso, fiquem com esse ótimo texto enviado pela nossa leitora Ana Santiago, lá de Portugal. Mais uma dica de divisão das finanças para vocês! 

 

Uma das coisas mais complicadas quando se vive junto é a divisão das finanças. Aqui em Portugal até é costume dizer: “Em casa sem pão, todos ralham, mas nenhum tem razão!”

Quando me juntei com o meu namorado criamos, em conjunto, um sistema de divisão do dinheiro que mantemos até hoje (e desde 2005) e que permite, não só assegurar as contas da casa, mas também que cada um dos elementos do casal tenha a sua independência financeira.

Começamos por fazer um orçamento, estipulando quanto dinheiro precisaríamos, mensalmente, para as compras (comida) e para as contas (água, electricidade, internet, aluguel). Depois de essas contas feitas depositamos, a cada inicio do mês, em duas caixinhas o montante que foi pensado. Exemplo: 200 euros para compras e 250 para compras.

Menos uma preocupação na nossa cabeça: com o dinheiro de parte não precisamos mais preocupar com aquela compra extra porque o que temos é “nosso”, sendo que a casa em comum está assegurada para o mês.

Chega a conta da internet. Alguém pega e vai no banco pagar. Essa mesma pessoa anota o pagamento junto com a caixinha das contas e tira o dinheiro correspondente. Igualmente se for no mercado comprar alguma coisa.

Esse sistema tem se revelado tão bom que tem sobrado dinheiro e todo o final do mês podemos jantar fora ou guardar esse extra!

Leave a comment

2 Comments

  1. Rodrigo

     /  22 de agosto de 2012

    Nós tentamos fazer algo parecido com essa caixinha de contas, mas como pagamos tudo tudo pela internet e raramente temos dinheiro em mãos, acabou não dando certo.

    Mas deve ser uma delícia olhar para o dinheiro que sobrou no conta, e perceber que não tem mais nenhuma conta para pagar!

    Responder
  2. É maravilhoso, Rodrigo!
    É poupar sem esforço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *