Perfil de casal no Facebook pode?

Nas últimas semanas, uma ação do facebook criou polêmica: perfis com mais de um nome (de casal ou de família) receberam um pedido para se tornarem perfis únicos.

Sem querer discutir a questão da veracidade das informações dadas nas redes sociais, acredito que o tema ainda vai dar o que falar.

Sou do time que prefere contas separadas. Quando eu e Ele começamos a namorar, já tínhamos cada um o seu perfil no orkut. Aliás, cada um já tinha seu e-mail. E cada um tinha seu celular, seu nome e sua vida. O relacionamento não acontece para unir tudo na vida de duas pessoas, mas para que elas possam compartilhar momentos sem abrir mão de sua individualidade.

Eles nasceram grudadinhos...

Muitos casais alegam o ciúme como principal motivo para manter um perfil único. Com a mesma senha e os mesmos amigos, seria mais fácil evitar brigas por causa de um amigo que foi adicionado ou uma mensagem trocada. Eu acho que, quem quer trair vai achar tantos meios que nem precisa de internet. Ou antigamente era tudo lindo, né?

A cumplicidade num relacionamento é deliciosa. E essencial. Mas é gostoso manter um pouco de privacidade. De novidade até, eu diria. Poder falar: olha, reencontrei uma amiga de vários anos atrás na internet. Sem que o outro responda: “Xi, era sua amiga, nem conhecia, já deletei!”

Tem aqueles que escolhem juntar tudo por que fica mais romântico. “Vamos mostrar todo nosso amor para o mundo!”. Sério: o mundo já conhece seu amor pelo brilho dos seus olhos, não precisa provar o tempo todo. Fica brega.

Eu sempre fico pensando naquela amiga que pre-ci-sa contar aquele bafão do final de semana e quer mandar uma mensagem com as novidades e se depara com o perfil duplo, “o namorado da amiga vai ler tudo!”

Mantenham sua individualidade. Vocês não trabalham em lugares diferentes, não saem separados, tem amigos não em comum e tem cada um sua família? Demonstrem nos seus perfis que ele gosta de A e você gosta de B. Ele faz aniversário dia tal e você no outro mês. Que cada um já tirou um monte de foto antes de conhecer o outro, e continua fotografando. Num casal, cada peça é única, por isso se encaixam!

Nota do Marido: Se você quer uma via expressa para o tédio, basta se fundir à esposa/marido. A graça do casamento é sempre estar descobrindo coisas novas um do outro, gostos novos ou antigos, um lado que você não conhecia, e vários pequenos detalhes que fazem a vida muito mais gostosa.

Leave a comment

28 Comments

  1. Perfil de casal não pode, nem compartilhar senhas de email e redes sociais.

    O namoro ou casamento é uma relação entre dois indivíduos, cada um tem sua vida 🙂

    • Rodrigo

       /  27 de abril de 2012

      Acho engraçado o motivo que dizem para compartilhar senhas… “É para evitar a traição”. Como se um perfil conjunto no Facebook fosse evitar taaaanta coisa. Confiança funciona muito melhor. 🙂

  2. Evelyn

     /  27 de abril de 2012

    Concordo plenamente!
    Duas vidas fundidas são completamente diferentes de duas vidas compartilhadas!!!

    • Rodrigo

       /  27 de abril de 2012

      Exatamente, esposa e eu estamos há tanto tempo e a cada dia a gente descobre coisas novas um sobre o outro! E as aventuras de cada um nas redes sociais sempre gera assunto pra conversa. 🙂

      Obrigado por comentar por aqui!

  3. Renata

     /  27 de abril de 2012

    não concordo, cada um faz oq ue quer..não sei pq as pessoas se sentem tão incomodadas com isso

    • Lívia

       /  4 de maio de 2012

      Não me sinto incomodada com quem cria um perfil em conjunto, apenas mostrei meu ponto de vista. =)

      • fabiana

         /  4 de dezembro de 2012

        Também concordo Lívia estou com você, esses homens que criticam é porque devem alguma coisa mesmo, medo da mulher ver as mensagens no facebook por isso querem um perfil de cada um….. muita gente faz isso e inclusive eu e meu esposo, há muita sacanagem e putaria na internet, isso é uma demonstração de união, sei que cada um tem a sua vida e por isso no face dá para colocar o serviço dos dois, o amigo dos dois, porque afinal amigo(a) dele é amigo(a) meu pô, e pode ver é a maioria que cria um face conjunto.
        Então quer dizer que dá na mesma: cada um tem a sua vida, a minha esposa vai no amigo dela e como é a vida dela eu não vou, vigiai porque hoje em dia os tempos são outros, das novinhas por aí que destrói o casamento e etc…. tem que vijiar e criar conta conjunta SIM.

  4. Renata Oliveira

     /  27 de abril de 2012

    Sou completamente a favor de cada um com seu perfil, seu email, etc.
    Além do desconforto de, por exemplo, vc escrever para o “perfil casal” e não saber qual dos dois está respondendo pra vc, posso até estar enganada, mas fico com a impressão que aqueles que fazem tal ação estão se anulando, em busca de uma unidade que não existe.
    O casal, na minha opinião, não se torna um único ser e, sim, deve ser lembrado como a união de dois indivíduos que se complementam, trocam experiências, ensinam, aprendem e querem crescer juntos. =D

    • Lívia

       /  4 de maio de 2012

      O grande desafio de um relacionamento é crescer juntos, e pra isso é preciso cada um ter sua individualidade. No amor, duas metades não formam um inteiro, você precisa estar completa para se relacionar e assim formar um casal, e não um indivíduo.
      Bjs!

      • fabiana

         /  4 de dezembro de 2012

        Verdade Lívia concordo com você, quando vc casa não é um indivíduo e sim uma união, porque não no facebook, me disculpa mas tem muita gente aí que casou e não sabe o que é ser casal, ou namora e tem que casar para saber

  5. Mari

     /  8 de junho de 2012

    Quem da a senha do email ao outro devia avisar a todo mundo, as vezes vc quer escreve apenas ao “ser 1”, sem que o “ser 2” leia; email compartilhado, com nome de uma só pessoa invade a privacidade alheia, dos que estão fora do casal…
    Mas um perfil unico no face… pra quem tem preguiça de atualizar sempre, pode até ser pratico. É como quando você manda uma mensagem pra um e-group/yahoo-group, ou uma lista de distribuição na sua empresa, vc já sabe que esta falando com mais de uma pessoa, entao os assutos nao sao privados, sao do grupo.
    Eu nem imaginava que as pessoas faziam isso pra evitar traição… assim sim é chacota!

    • Lívia

       /  9 de junho de 2012

      Essa questão da privacidade é sempre complicada. O casal pode querer compartilhar tudo, mas não dá pra compartilhar a vida dos amigos também, né?
      Bjs!

  6. Tati

     /  30 de junho de 2012

    Bom, acho que tanto no texto como nos comentários (na grande maioria deles) tudo já foi dito perfeitamente. Na verdade eu só quis comentar pra prestigiar os autores do texto (e também dos coments, por que não, né?!) e para reafirmar o quanto é chato esse negócio de perfil conjunto. Cheguei a esse site justamente procurando alguém que compartilhasse da mesma opinião. To quase postando isso no face como uma pequena indireta do bem… haha. Beijos, tudo de bom.

  7. Danielle

     /  13 de julho de 2012

    Tenho um perfil compartilhado com meu namorado(agora marido) e gostamos muito do resultado. Nada tem a ver com evitar a traição,pq se quisermos trair,não precisamos da internet. Tem sim,a ver como as pessoas de fora,que estavam tentando atrapalhar nossa relação olham o nosso Facebook. Depois do perfil compartilhado,ele deixou de receber algumas solicitações e mensagens indesejáveis.

  8. João Luís Pascoal

     /  16 de agosto de 2012

    Discordo!!!

    Um casal compartilha a mesma cama e a mema casa, por que não compartilhar um mesmo perfil num site de relacionamentos??

    Essa alegação de que cada um precisa ter sua privacidade só funciona na teoria, na prática é muito diferente.

    Quem quer privacidade e individualidade, não case, ou encontre uma pessoa que aceite essa condição.

    Mesmo entre “casais modernos”, onde muita coisa é permitida, há regras e um acordo mútuo que também não pode ser violado.

    Um abraço a todos.

  9. Ingrid

     /  27 de agosto de 2012

    Desculpa mas eu eo meu namorado nos temos uma conta individual e uma de nois dois em que nois dois temos a senha e o e-mail.
    mais não é por ciumes. e sim por que temos LGUNS AMIGOS EM COMUN QUE ELE TINHA SÓ NO PERFIL DELE OU SÓ NO MEU então decidimos fazer a junção. ncada um tem a sua opnião e as suas decisõs tem que se acatada e respeitada. da mesma forma que eu respito você serem contra eu espero acreditar que vocês vão aceitar eu ser afavor.

  10. Acho que isso também vale para quem coloca a foto do casal como foto principal do perfil individual. Isso é coisa de quem quer mostrar que superou o ex. Por exemplo: tem dois ex meus que botaram foto com a namorada como foto principal do perfil no Facebook. Só que ambos andaram me procurando para reatar depois de já estarem namorando as respectivas (obviamente não dei bola, mesmo porque estou com um namorado que me faz feliz). Se estão tão felizes assim, por que então ficam procurando a ex para reatar? A única conclusão é que essa coisa de foto junto – assim como a troca massiva de declarações públicas – só demonstra insegurança dos casais, assim como necessidade de mostrar que está bem sem estar (quem está bem mesmo não precisa ficar provando nada pra ninguém).

  11. Perfil único de casal em rede social é a maior idiotice e total falta de confiança de quem propôs que fosse assim, e principalmente de quem quis ser o principal proprietário da conta, pq para isso um dos dois teve q excluir sua conta e usar a conta já formada da outra pessoa. Pelo que tenho observado é mais a mulher quem está ficando como a principal proprietária tanto q o namorado acaba excluindo sua conta. Mulher que propõe isso é pq não confia no namorado, é insegura de si e acho que nem ama o cara, pq se amasse não teria um comportamento desse, confiaria nele sem mais delongas. E o cara que aceita isso, é muito sem opinião própria e sem auto estima, pq se submeter a ser controlado dessa forma é pq acha que só tem essa opção de vida. E outra, como o comentário da Linda: colocar foto do casal é mais ridículo ainda, pq há uma necessidade de afirmação de que estão juntos, pra que isso, se fazem isso é pq eles mesmo sabem que a relação é uma porcaria e precisa a todo custo de uma falsa confirmação de amor, que na verdade não tem nada, é só pra dizer: “Ó nosso amor é lindo, perfeito, maravilhoso e por isso colocamos fotos nossas sorrindo pra todo mundo ver” mas num é coisa nenhuma. Se um dos dois quiser trair, num tem rede social que segure, e forçar a barra com esses perfis únicos ai é que destrói a relação. #FicaDica

  12. beatriz dutra

     /  17 de outubro de 2012

    opinião. To quase postando isso no face forçar a barra com esses perfis únicos ai td de bom Beijos

  13. Leticia

     /  16 de novembro de 2012

    Cada pessoa faz o que quer,e se quiser compartilhar um único perfil do face é bem melhor,não se trata de insegurança nem nada do tipo,e quando falam de que tambem não é compartilhar avida dos amigos,agora se alguem tem amigo que tem perfil conjunto e quer falar algo muito intimo liga no celular ou procure o mesmo,porque internet e facebook não é lugar de estar contando intimidades,sou a favor do perfil conjunto de casais ,,,

  14. Acho que as pessoas tem que respeitar a decisão de cada um. Tem que aprender que o mundo não gira em torno do umbigo de ninguem. Se quer de junto que tenha se quer ter separado que tenha por isso temos opçães. Esse tipo de pessoas que criticam é tão pequeno que não influencia em nada. Vivemos num pais livre onde seguimos o que achamos melhor. Ter conta junta nao siguinifica nada. Então quer dizer que conta conjunta no banco é morte. Divido e compartilho tudo com minha esposa e não incomada em nada. Perande a Deus viramos uma so carne quando aceitamos o pedido de casamento. E que as pessoas aprenda a respeitar uns aos outros. Por existir pessoas tão egoista que o mundo estar do jeito que ta hoje, sem respeito!!!!

  15. É na teoria é assim, mais quando nos homens começamos a add nossas amigas do passado logo vem o bafão e como sempre vc devorou aquela pessoa vamos dizer assim e fora os .. que kara de vagabunda, piranha bla bla…

    • fabiana

       /  4 de dezembro de 2012

      bate saudades das amiguinhas é, viu já diz tudo, site de relacionamento porque amigos são os que vão na sua casa e te apoia em tudo, fazer ciumes para a mulher só vai causar males, e quando perder o amor de sua vida com essas coisas mesquinhas não vale chorar e se arrepender…..A união vale mais, o amor de um casal em compartilhar tudo inclusive uma pagina de site fala mais alto no coração de quem ama de verdade!

  16. Se tiver que reservar as senhas de tudo, é bom tb não dizer quanto ganha, qto tem na conta, cada um com sua conta e com seus amigos. ACHO QUE DEPOIS DE CASADOS DEVE-SE SIM TER AMBOS AS SENHAS, MINHA OPINIÃO…ou existe algo que não se pode saber em um casamento, tipo aquele amigo que deixa cantadinhas etc.. acho que não é saudavel esconder essas coisas ou pensar não é trair?

  17. Júlio

     /  15 de dezembro de 2012

    Talvez isto ajude nas opiniões:

    “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2:24

    Sou a favor de contas únicas para “CASADOS”

    Abraços a todos

  18. Rodrigo

     /  19 de dezembro de 2012

    Pessoal, este post já levantou muitos comentários, de ambos os lados. Agradecemos a participação de todos, a experiência foi muito enriquecida.

    No post, expressamos a nossa opinião, e ficamos felizes que cada um veja de uma forma diferente. Por isso, reafirmamos a máxima de todo relacionamento: comunicação e acordo.

    Converse com o namorado, marido, esposa, e veja o que é melhor para vocês dois, sem essa encanação de ciúmes, obrigação de ser junto, obrigação de ser separado. O que funcionar para vocês dois é melhor!

    Como não estamos conseguindo acompanhar essa discussão por aqui, os comentários para este post estão fechados.

    Muito obrigado!